sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A UnB e a convergência do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB)

A seguir será abordada a relação da UnB com o Programa Universidade Aberta do Brasil, falando como foi inicializado o programa na Universidade.

       A UnB, embora tenha seus estatutos assentados na modalidade presencial, tem uma história de pioneirismo em iniciativas de educação a distância no ensino superior brasileiro. O seu projeto original já preconizava, em 1961, o emprego das tecnologias na educação de forma democrática e criativa. E, em consonância com essas diretrizes, em 1979, a instituição assinou um convênio com a Open University, da Inglaterra, para ofertar vários cursos de extensão na modalidade a distância. O convênio se estendeu até 1985, mas, ao longo desses trinta anos, a universidade vem incorporando a educação a distância à sua estrutura pedagógica, seja utilizando as tecnologias para apoiar a educação presencial, seja para a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão na modalidade a distância.
      
        Entretanto, apenas a partir de parcerias com o Ministério da Educação é que a UnB passa, efetivamente, a atender de forma ampliada e regular as demandas de formação superior a distância. Entre essas parcerias, que se iniciaram nos anos de 2005 e 2006, encontra-se o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A UAB é um programa de grande vulto, criado pelo Ministério da Educação, em 2005, que tem como base a oferta de cursos e programas de formação superior, executados na modalidade a distância por instituições da rede pública de ensino superior, com o apoio de Polos presenciais mantidos pelos municípios ou governos estaduais.  
      
         O Programa UAB, na UnB, iniciou com a oferta do curso de Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, Ciência da Informação e Documentação (FACE), em um projeto intitulado Piloto, que previa o convênio com o Banco do Brasil. Este curso possui oferta única, teve vestibular em 2006, contando com aproximadamente 850 estudantes matriculados. No Projeto Piloto da UAB, no curso de Administração a distância, a UnB participou do consórcio nacional abrindo vagas para a região Centro-Oeste e Norte.

          No primeiro edital da UAB, lançado pelo MEC, em 2005, a UnB concorreu, ao lado de outras instituições, apresentando 11 projetos de cursos de graduação, pós-graduação (lato sensu) e extensão. No nível de graduação, foram aprovados seis cursos de licenciatura a distância, distribuídos em 16 Polos, em seis estados brasileiros. O primeiro vestibular para ingresso nesses cursos ocorreu em 2007 e, no total, foram ofertadas 1.048 vagas. O segundo vestibular foi realizado em 2009, com a inclusão de mais dois cursos de graduação – Biologia e Geografia –, novos Polos conveniados e totalizando 1450 vagas ofertadas.

          Atualmente, além dos oito cursos de graduação a distância, são oferecidos três cursos de especialização e três cursos regulares de extensão (além de outros oferecidos de forma não regular pelos institutos e faculdades). Os cursos atendem a estudantes em nove estados, distribuídos em quatro regiões brasileiras, totalizando 25 Polos (ou seja, são 25 municípios atendidos).

       Na graduação, a UAB/UnB oferece os cursos de licenciatura em Artes Visuais, Biologia, Educação Física, Geografia, Letras/Português, Música, Pedagogia e Teatro. Na pós-graduação, são oferecidos os cursos de Especialização em Educação Continuada e a Distância, Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar e Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Cidadania. Os cursos de extensão oferecidos com regularidade são: Curso de formação de professores para atuação na UAB; Construção de Redes Colaborativas de Aprendizagem: O papel do tutor/inicial; e Construção de Redes Colaborativas de Aprendizagem: O papel do tutor/continuado.
      
           Ao participar do Programa UAB, a UnB busca, mais uma vez, cumprir seu compromisso institucional, contribuindo para a construção de um ensino superior brasileiro que atenda as necessidades de todos, sem perder de vista a missão da universidade de integração entre investigação, produção e difusão de conhecimento. A instituição considera que a superação dos desafios e as experiências acumuladas na implementação do projeto pedagógico institucional e do modelo gerador do sistema UAB terão como consequências educacionais e institucionais o repensar dos modelos acadêmicos tradicionais e elitistas e o surgimento de um novo modelo, que resulte em influências positivas e renovadoras do contexto socioeconômico e histórico-cultural da sociedade brasileira.

Fonte: http://www.uab.unb.br/

Espero que está postagem tenha trazido informações interessantes para o caro leitor. 

Até o próximo encontro!



Nenhum comentário:

Postar um comentário